Blog

FUNDIÇÃO DA TRATHO CRESCEU, ESTÁ MAIS EQUIPADA E INTEGRADA À MATRIZ

Entre as melhorias da TRATHO na sua unidade matriz, em Arujá/SP, a fundição é um dos principais investimentos. As novas instalações envolvem uma área de 1.225 m² para a produção de anodos e pastilhas de Cobre, Galvalume, anodos Zinco,
anodos de Estanho e processos de envase e moagem.

Nas vantagens da integração da fundição com a matriz estão a melhor estrutura e controle dos processos, a facilidade na logística interna e layout adequado que aumentou a capacidade de produção, de forma enxuta e eficiente.

A moderna estrutura envolve a ampliação da linha de Cobre, com um alto forno rotativo que funde o metal e abastece 2 fornos de espera elétricos, operando por indução a canal, com as duas linhas trabalhando simultaneamente. Agora com nova combustão, oxigênio líquido + gás, que substituiu o óleo naval, tornando o processo adequado à responsabilidade ambiental da TRATHO.

Importante destacar a primeira produção de lingotes de Galvalume® (liga Alumínio/Zinco/Silício), com as fusões em forno barril a combustão ar + gás. O Estanho primário é fundido em forno cadinho e, na sequência do processo, uma máquina extrusora acoplada a uma picotadeira produz o Estanho em vergas. Para otimização dos processos de corte e limpeza, a fundição está equipada com diversas prensas, serras, tamboreadores; entre outros maquinários.

Atualmente, as principais ligas e formatos produzidos na fundição da TRATHO são:
ANODOS DE COBRE: Granalhas e tarugos com especificação eletrolítica e fosforosa.
GALVALUME: Lingotes/jumbos com 1 tonelada.
ZINCO: Placas em diversas medidas, esferas, ½ esferas e gotões.
ESTANHO: Placas, gotas, lingotinhos, vergas e vergas picotadas.
TABLETES: Briquetes de cobre envelopados em camada de alumínio, prensados sob alta pressão.

As granalhas passam por um processo de lavagem, realizado com produto biodegradável, diluído em água, que proporciona ótimo aspecto às peças, superfície totalmente limpa, preservando a sua composição química.

No controle de qualidade das ligas, além da análise pelo espectrofotômetro, destaque para um segundo espectro dedicado à produção de Estanho. Um forno cadinho de bancada realiza a rápida análise das matérias-primas recebidas. A condutividade do cobre é checada com um condutivímetro. Pirômetros de imersão controlam a temperatura dos banhos de Cobre, Zinco e Galvalume. Os fornos também contam com termopares, que atuam como controladores de temperatura extra.

E não para por aí. A TRATHO está sempre atenta às novas tecnologias e soluções em fundição para atender as necessidades do mercado com ligas de elevado padrão de qualidade.

Galvalume® é marca registrada da BIEC International Inc. e suas licenciadas Companhia Siderúrgica Nacional e ArcelorMittal Vega.